Preparo
Separe todos os ingredientes que vai usar, inclusive a travessa. No meu caso, achei melhor colocar o cuscuz de legumes em travessinhas menores, assim fica mais prático para se servir.
Prepare os ingredientes
Primeiro de tudo, coloque uma panela com um litro de água no fogo. Lave e seque a abobrinha, a cenoura e o talo de salsão. Descarte as pontas e corte a abobrinha em cubinhos. Descasque e passe a cenoura na parte média do ralador. Guarde as folhas do salsão a fim de que você possa usar em um caldo, e corte o talo em cubinhos. Tire o fiozinho das ervilhas tortas. Corte os floretes do brócolis. Descongele o edamame em água fervente por apenas dois minutos. Separe uma colher de alcaparras. Descasque e pique bem a cebola e o dente de alho. Escorra a água do palmito e fatie em rodelas não muito finas. Pique os ovos cozidos em rodelas. Lave, seque e pique a salsinha. Unte as forminhas redondas de furo no meio. Pego um pedaço de papel xuga, embebedo um pouco de azeite e passo em toda a forma.
Numa panela grande, coloque o azeite, espere esquentar e então jogue a cebola e refogue até murchar. Adicione mais um pouquinho de azeite, junte o salsão, a cenoura, a ervilha-torta, o brócolis e a folha de louro e refogue por uns 5 minutos. Acrescente o alho, a pimenta calabresa e o gengibre e a pimenta-do-reino. Misture bem.
Agora chegou a vez do tomate pelado (com o líquido) se juntar à panela. Depois de colocá-lo com os ingredientes do cuscuz de legumes, encha a lata com a água fervendo e derrame na panela, assim você vai poder aproveitar o finalzinho do tomate que sempre fica na lata. Mexa e cozinhe em fogo médio. Quando ferver, comece a polvilhar a farinha de milho aos poucos, misturando com uma colher de pau para não empelotar. Retire as folhas de louro e acrescente a salsinha e os edamames. Mexa por mais 2 minutos para engrossar e desligue o fogo.