O Conceito

CONCEITO CSA

A Itahyê Orgânicos além de produzir alimentos orgânicos certificados, trabalha com o conceito de CSA (Community-Supported Agriculture) que significa “Agricultura Apoiada pela Comunidade”.

Este conceito consiste em parcerias com consumidores locais e solidários que assumem uma compra semanal ou quinzenal dos produtores, de forma a proporcionar uma produção constante e planejada para atendê-los.

Entre várias vantagens deste modelo de compra, destacam-se:

– Contribuir com a fixação do agricultor no campo, gerando renda e evitando êxodo rural;
– Conhecer a origem dos produtos que são consumidos;
– Preço justo para quem vende e quem compra pois não tem intermediários;
– Qualidade dos alimentos por serem colhidos pouco antes da entrega;
– Proporcionar uma economia associativista e colaborativa;
– Resgatar e incentivar cultura do campo para as famílias envolvidas.

Na prática, o comprador faz uma “assinatura” e recebe sempre produtos naturais e frescos, apenas fazendo a confirmação preferências.

SOBRE ORGÂNICOS

A produção orgânica vai além da não utilização de agrotóxicos. O cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema agropecuário sustentável.

Conforme a legislação brasileira, o consumidor reconhece o produto orgânico através do selo brasileiro ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Todo produto orgânico vendido em lojas e mercados tem que apresentar o selo em seu rótulo. Já o agricultor familiar precisa vender seus produtos diretamente, para que o consumidor possa estabelecer uma relação de confiança com ele ao comprar seus produtos na feira.

O sistema orgânico busca o equilíbrio do ecossistema para resultar em plantas mais resistentes a pragas e doenças. Para impedir a disseminação de doenças, outras culturas são utilizadas durante o cultivo ou alternadas com a produção. Plantas consideradas daninhas para muitas lavouras são usadas na agricultura orgânica por atraírem para si as pragas e enriquecerem o solo, fortalecendo as plantações e evitando doenças.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial